Você está em: Segurança

RESUMO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

A Política de Segurança Cibernética da Cooperativa baseia-se nos seguintes princípios:

  • Assegurar a confidencialidade dos ativos de informação (garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas) observadas as regras de sigilo e confidencialidade vigentes.
  • Assegurar a integridade (garantia de que a informação seja mantida em seu estado original, visando protegê-la, na guarda ou transmissão, contra alterações indevidas, intencionais ou acidentais);
  • Assegurar a disponibilidade dos dados e sistemas de informação utilizados na Financeira (garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário).

CONCEITO – ESPAÇO CIBERNÉTICO

O Espaço Cibernético é um ambiente resultante da interação de pessoas, software e serviços na Internet, suportado por instrumentos físicos de tecnologia da informação e comunicação e redes conectadas e distribuídas e que interagem diretamente com o ambiente de negócios da Cooperativa.

A implementação da Política de Segurança Cibernética da Cooperativa considera os seguintes aspectos:

  1. a) O porte, perfil de risco e o modelo de negócios da Cooperativa;
  2. b) A natureza das operações e a complexidade dos produtos, serviços, atividades e processos atuais.
  3. c) A sensibilidade dos dados e das informações sob responsabilidade da instituição.

A Política de Segurança Cibernética estabelece que a  Cooperativa  é responsável pela Gestão dos serviços contratados incluindo as seguintes atividades:

  1. a)Análises de informações e de recursos adequados ao monitoramento dos serviços prestados por terceiros.
  2. b)Confiabilidade, integridade, disponibilidade, segurança e sigilo em relação aos serviços contratados junto a Prestadores de serviços
  3. c)Cumprimento da legislação e da regulamentação vigente.

MECANISMOS  DE CONTROLE CHAVE

ü  Análise de Vulnerabilidade de Sistemas
ü  Proteção contra Softwares Maliciosos
ü  Teste de Intrusão
ü  Gestão de Acessos Lógicos
ü  Prevenção DDopS
ü  Desenvolvimento Seguro de Sistemas
ü  Centro de operações de Segurança
ü  Prevenção de Vazamento de Informações

A Política de Segurança Cibernética da Cooperabril. é divulgada a todos os colaboradores que são orientados constantemente a adotarem as disposições nela contidas,  bem como observarem os cuidados relativos à proteção das informações contra acesso, modificação, destruição ou divulgação não-autorizada, observando ainda a utilização dos recursos e informações apenas para as finalidades inerentes ao exercício de suas atividades.

A Política de Segurança Cibernética é revisada, atualizada e aprovada pela Diretoria da Instituição anualmente, podendo ainda ser atualizada em situações de mudanças de regulamentação ou de melhorias nos processos internos.